Aparelho vendido no Mercado Livre |
Os anúncios dos "economizadores" na internet, apresentam diferentes explicações do funcionamento do equipamento, o que já gera uma desconfiança. Uma explicação resumida muito comum nesses anúncios diz que o economizador "elimina a energia reativa do circuito que ele for instalado, melhora a eficiência dos aparelhos, diminuindo assim o consumo". Para uma pessoa leiga, pode até fazer sentido essa frase, mas quem tem conhecimento na área elétrica sabe que o consumidor residencial paga apenas pela potência ativa consumida, que é medida em KWh (Quilowatt-hora), ou seja, mesmo que o aparelho realmente reduza ou elimine a potência reativa, que é medida em KVA (Quilovoltamperes), não fará diferença significativa para um consumidor residencial.
No vídeo abaixo, o engenheiro eletricista André Mafra, do canal Engehall demonstra de forma prática que os economizadores não passam de uma enganação.
Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon