Associação em série
Em uma ligação em série, os resistores são ligados um em seguida do outro, sendo percorridos pela mesma corrente elétrica. A tensão entre cada resistor irá variar conforme sua resistência, obedecendo a 1ª lei de Ohm.
Para cálculo da resistência equivalente basta somar o valor de cada resistor.
Req = R1 + R2 + R3...
Associação em paralelo
Em uma ligação em paralelo, os resistores são ligados de maneira que todos estão submetidos a mesma tensão, ou seja, as extremidades dos componentes estão em um mesmo potencial. Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, sendo assim os resistores são percorridos por correntes diferentes. A corrente que percorre o resistor, dependerá de sua resistência.
A corrente I será igual a soma da corrente em cada resistor.
I = I1 + I2 + I3
Para calcular o valor da resistência equivalente, utiliza-se a seguinte expressão matemática:
Associação mista
Podemos encontrar em um mesmo circuito resistores em série e resistores em paralelo. Nesse caso, para calcular a resistência total, deve-se calcular primeiro a resistência equivalente dos resistores em paralelo, e considera-lo como se fosse mais um resistor em série.
Exemplo:
No circuito acima, para encontrar a resistência equivalente do circuito, primeiro devemos calcular a resistência equivalente dos resistores em paralelo (R1,R2,R3), e depois somar com a resistência em série R4.
Anterior Página do Curso Próximo
Utilize a caixa de texto acima para comentar com sua conta do facebook, e a caixa abaixo para comentar com uma conta do google. EmoticonEmoticon